Uma Rede de Apoio Conta

Malokêarô
2 min readJan 9, 2018

--

Como eu controlo minha exaustão mental e as vontades de fugir do mundo?

Qualquer lugar na Terra pode se tornar insuportável para o ser humano se ele não tiver uma rede que o apoie para viver, pois ninguém vive sozinho. Morar na cidade de São Paulo, onde existem milhões de pessoas mucuzadas, aumenta muito a sensação de solidão e os problemas psicológicos. Também, é muita pressão de todos os lados, uma forte cobrança para a vitória contínua e uma paranoia de que estamos cercados de inimigos. Aliás, essa nóia é hoje geral.

Eu fiz terapia por dois anos por conta de um estupro. Ela continuou por causa do final da faculdade e da entrada em outra etapa do mundo dos adultos. Mas então eu parei, pois resolvi experimentar o ato de lidar comigo mesma seguindo as dicas da psicóloga, refletindo sobre minhas escolhas sem a ajuda de um profissional.

Daí, sem terapia, sabendo que a pressão não vai parar, como eu me viro?

Eu escolhi ter amigos e ser amiga, não mais uma pessoa que se aproxima das outras pelo role ou para algum projeto. Ser amiga e ter amigos é escutar, compartilhar, dizer como se sente e sempre pedir e oferecer ajuda quando for preciso.
Mudar o astral também é preciso. A força do pensamento é forte. Se colocar na frequência positiva ajuda. Você é feliz, você é amada, você é bonita, é próspera, é útil, é inteligente, tem saúde, amigos e amor para viver. Porque se você não disser, poucas pessoas vão te dizer isso.

Qualquer hábito pode se tornar destrutivo. E tudo é questão de dose. Quem já tem mais abertura para paranoias e ansiedade não vai ficar melhor fumando cigarro de tabaco ou maconha todos os dias. Quem já fica facilmente depressivo não vai melhorar no álcool. Quem procura fuga vai fugir na festa, no sexo, em qualquer coisa. Mas todos os dias vai começar tudo de novo. Reduzir a dose e tomar cuidado é importante. Jogar a culpa pro alto depois não funciona. Pessoas também viciam e adoecem. Mas não fique nessa de pessoas tóxicas e mimimi. Você que precisa controlar a dose, sempre sabendo que a outra pessoa é igual a você e pode passar pelos mesmos conflitos. Paciência com as relações.

Buscar ilhas de saúde é a meta no mar de caos. Eu comecei Capoeira Angola porque me aproxima de mim mesma e também porque o grupo me faz bem. Assim, o bem que me fazem eu posso retribuir, também levar pra casa, também reproduzir. Criar ilhas de saúde também é uma meta. Por isso eu faço arte, clube de leitura, almocinho e outras atividades.

Eu desenho e escrevo minhas emoções.

Acima de todas essas coisas, eu procuro pensar sobre as minhas emoções e os meus sentimentos, sobre os meus dias e sobre o que eu posso fazer e quem eu posso consultar nos casos de perigo psicológico e/ou emocional: meus familiares? Um amigo? Guias espirituais? A natureza? Sempre tem alguém.

Sair de vez em quando do caos é preciso. Uma rede de apoio é fundamental. E uma vez na rede, você também apoia. Apoio para viver.

--

--

Malokêarô

A minha idade não sabe quando começou, muito menos quando pretende terminar.